Notícias
Como Adaptar os Arquivos de seu Livro para Impressão?

Como Adaptar os Arquivos de seu Livro para Impressão?

PUBLICADO EM 22/07/2019

A Bok2 é uma plataforma de impressão e um hub literário que nasceu para facilitar a impressão, publicação e comercialização de autores independentes e editoras. Nós fazemos a ponte entre nossos usuários e nossas gráficas parceiras, garantindo a entrega da melhor impressão aos nossos clientes. É claro que esse resultado depende muito da qualidade do arquivo enviado para a impressão, e neste post, nós vamos te orientar para que a formatação do arquivo não seja um bicho de sete cabeças! 

Vamos nessa? 

POR QUE O ARQUIVO PRECISA SER BEM FORMATADO?

As gráficas utilizam impressoras e máquinas profissionais para confeccionar os livros. Essas máquinas aceitam apenas os arquivos de livros que estejam de acordo com as dimensões pré-definidas, com marcas de corte, sangria, margens de segurança e no formato PDF X1A (alta resolução).

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ARQUIVOS PARA A IMPRESSÃO DE UM LIVRO? 

Para imprimir um livro, é necessário disponibilizar dois principais arquivos: capa e miolo. Ambos, separadamente. 

A CAPA:

Quando falamos na “capa” de um livro, pode parecer que estamos enfatizando apenas a capa “frontal” quando na verdade, o arquivo deve conter a capa frontal, lombada, capa traseira e orelhas (caso exista). Veja: 


Este arquivo de capa deve conter: 

1) Sangria: É a margem de segurança, normalmente de 4 a 5 mm, para fora da marca de corte, para que não existam problemas na borda da capa, quando cortada.

2) Marca de corte: Indica onde o papel será cortado. Você consegue inserí-la, automaticamente, ao salvar o arquivo para impressão, em qualquer programa profissional. 

3) Margem de segurança: É um pequeno espaço entre o conteúdo do livro e a marca de corte, e serve para que não exista o risco de algum conteúdo ser cortado.

4) Lombada: É a “coluna vertebral” do livro, que une as páginas à capa. Para calcular a largura da lombada, basta cadastrar o livro na sua conta em nossa plataforma, definir o tipo de papel e a quantidade de páginas. Ao salvar, aparecerá a largura da lombada nas informações do cadastro.

Abaixo um breve exemplo das marcas:

 


Para salvar o seu arquivo, escolha sempre o PDF em alta resolução. O seu Photoshop pode oferecer diversos modos dentro dessa categoria, mas neste caso a ideal é a PDF X1-A. 

O MIOLO:

O miolo do seu livro tem que ser salvo em formato PDF e em páginas singulares:


1) Sangria: É necessária caso o fundo da impressão seja uma imagem ou tenha um fundo colorido ao invés de apenas branco. A sangria garante que a cor do miolo esteja correta e presente em todo o arquivo, principalmente para receber os cortes necessários. 

2) Marca de corte: Indica onde o papel será cortado. Você consegue inserí-la, automaticamente,  ao salvar o seu arquivo para impressão em qualquer programa profissional. 

3) Margem de segurança: É um pequeno espaço entre o conteúdo do livro e a marca de corte, e serve para que não exista o risco de algum conteúdo ser cortado.

4) Formato: O miolo do seu livro deve ser fornecido nas medidas do livro físico. Então, no caso de um livro no formato 16×23, a largura é 16cm e altura 23cm.

Nós esperamos que essas breves orientações te ajudem no fechamento do seu arquivo! Depois de finalizado, basta cadastrar o seu livro em nossa plataforma que nós cuidaremos da impressão para você!